terça-feira, 18 de agosto de 2009

Reflexões sobre a Leitura

A leitura, é um excelente meio para possibilitar a melhor compreensão da realidade, proporcionar a construção do conhecimento, mediado pelos recursos tecnológicos. Temos que necessariamente valorizar, e partir da realidade do educando.
Quanto maior a capacidade de leitura, maior a capacidade de aprendizado. O nível de compreensão mais elevado, auxilia enormemente no exercício da cidadania, tornando cada Ser Humano, um Ser Autônomo, Livre, Solidário, Justo e Responsável.

É possível perceber, que em nossas escolas, os alunos não apresentam o gosto pela leitura, o que dificulta, dentre outras coisas a interação e diálogo com os colegas e comunidade. A leitura, além de ajudar na compreensão das situações, do pensamento do proprio educando, das argumentações dos vários pensadores, é fundamental no processo de Construção do Conhecimento, pois há vários fatores a serem levados em consideração, que o educando deve saber,para responder adequadamente o desafio da compreensão e aprofundamento dos conteúdos escolares, e na capacidade de expressão, na perspectiva da transformação da realidade.

Importante salientar que no desenvolvimento de uma relação de confiança, primeiro consigo mesmo, a leitura é um poderoso instrumento de construção da maturidade pessoal e comunitaria. Esse processo deve ser construido de forma tranquila, com metodologias adequadas, despertando para um maior interesse pela Cultura.
Voce ainda duvida que a LEITURA É ALIMENTO PARA A ALMA?

Onesio Primo Longhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição para a evolução de nossa blog de Leitura Alimento Para a Alma.