sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Contos de Fadas e Adolescentes

Hoje em Dia, 21/08/2009 - Belo Horizonte MG
Contos de fadas e adolescentes
Erika de Souza Bueno
Apesar de os contos de fadas serem materiais utilizados normalmente para o ensino de crianças nos primeiros anos escolares, o que na maioria das vezes são fontes riquíssimas para começar a inseri-las no mundo letrado, tal categoria de contos também pode se apresentar como matéria-prima para as aulas de língua portuguesa para adolescentes. Ainda que na fase da adolescência haja uma forte tendência de os jovens fazerem um muro de separação com a infância, apresentar os contos de fadas sob uma nova perspectiva faz esses alunos refletirem sobre pontos que lhes eram obscuros na infância, uma vez que a “enciclopédia de vida” na infância é pequena, não permitindo a identificação de pontos mais profundos.

Quando os contos de fadas são levados a uma criança, ela não absorve pontos que poderão ser
questionados com um adolescente. Um exemplo disso é quando recontamos a história de “A Bela Adormecida”. Pontos como o da espera de 100 anos para a concretização do amor podem ser discutidos com eles, uma vez que o professor poderá lançar mão do artifício de fazê-los compreender que é preciso esperar o encerramento de um ciclo para que outro possa começar naturalmente. Os 100 anos de sono da “Bela Adormecida” é uma tipologia da necessidade de amadurecimento para o amor, um tema de extrema importância para ser discutido entre adolescentes, que estão cada vez ingressando mais cedo em mundos que deveriam apenas ser pontuados para e por adultos.

Como a grande maioria dos alunos adolescentes já conhece os vários contos de fadas, fica fácil
para o professor explicar que assim como eles não entenderam muitos pontos em tais contos porque eram crianças quando estes lhes foram apresentados, há muitas coisas hoje em plena adolescência deles que só entenderão na vida adulta. Tratar de assuntos referentes a conflitos familiares e sociais também é uma ótima oportunidade, pois muitos desses conflitos só existem porque pais e filhos com idades evidentemente diferentes entram em debate por um não compreender as posições de outro. No conto de “A Branca de Neve” podem também ser levantados pontos sobre a rivalidade que existia entre a madrasta e a protagonista desse belo conto. Sendo assim, utilizar os contos de fadas em sala de aula para trabalhar assuntos de diversas ordens com adolescentes é uma riquíssima fonte para o desenvolvimento da arte de lecionar.

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