segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Justificativa do blog

O projeto será realizado baseado em jornal, pois é um meio de comunicação que tem como objetivo primordial levar a informação de um modo rápido e muito eficaz à população, sem distinção de classes sociais, através de estruturas lingüísticas próprias, o que o diferencia dos outros meios de comunicação. Considerando de extrema importância o conhecimento desse meio de comunicação, que está presente na vida da criança, seja direta ou indiretamente. O projeto visa envolver todos os alunos das escolas.

Temos necessariamente valorizar as aprendizagens do aluno, através da leitura, para possibilitar a construção do conhecimento, mediado pelos recursos tecnológicos.
Quanto maior a capacidade de leitura que cada educando tem de si mesmo, possibilita que tenha maior capacidade de aprendizado e possa alcançar um nível de ensino mais avançado, servindo para torná-lo mais apto no exercício da cidadania de forma autônoma, livre e responsável.

É possível perceber, que em nossas escolas, os alunos não apresentam o gosto pela leitura o que dificultando dentre outras coisas a interação com os colegas. Por essa razão, além de facilitar a compreensão, mais do que ensinar conteúdos, à leitura é importante no desenvolvimento de uma relação de confiança, primeiro consigo mesmo, proporcionando alcançar uma maturidade pessoal mais completa possível.

A leitura possibilita o conhecimento do pensamento do educando e, o dos vários pensadores, possibilitando a percepção de que há várias opiniões e vários aspectos que fazem parte de uma questão, ou também que há várias questões em jogo, na construção do conhecimento. Possibilitando uma maior argumentação de forma tranqüila, serena, despertando com o tempo, um maior interesse pelos vários aspectos da cultura, respeitando as diversas formas de perceber e ver o mundo. Possibilita também uma maior capacidade de expressão.

Onesio Primo Longhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição para a evolução de nossa blog de Leitura Alimento Para a Alma.