sábado, 17 de outubro de 2009

Interdisciplinaridade




INTERDISCIPLINARIDADE




Partindo do significado etimológico da palavra "interdisciplinaridade", vem de: "inter", que significa entre; "disciplinaridade", significa o conjunto de vários componentes curriculares ou mais comumente chamadas de disciplinas.

Japiassu(1*) nos ajuda a explicar: " ...à interdisciplinaridade faz-se mister a intercomunicação entre as disciplinas, de modo que resulte uma modificação entre elas, através do diálogo compreensivel, uma vez que a simples troca de informações entre organizações disciplinares não constitui um método interdisciplinar".

Interdisciplinaridade aponta para o entendimento de que existe o ensino disciplinar. Aponta para a possibilidade de ruptura da disciplinaridade.

Interdisciplinaridade dá a conotação ou concepção de Diálogo. Dialógo interno(disciplina) e entre outras áreas do conhecimento(interdisciplinaridade), abrindo para a possibilidade de interconexão entre elas.

A interdisciplinaridade é um paradigma que está emergindo, que necessita ser conhecido, compreendido, assimilado, para caminhar no sentido da sua implementação. Por mais que falamos em interdisciplinaridade, temos dificuldade de sair da compartimentação das várias disciplinas.

O que significa então sair ou procurar superar a prática pedagógica por disciplina e caminhar em direção da interdisciplinaridade?

Pensar na perspectiva da interdisciplinaridade, caracteriza uma atitude de busca, pesquisa, esforço individual e coletivo. Esforço de conhecimento do que significa a prática por disciplina e a importância do caminhar na perspectiva da interdisciplinaridade. Para isso é necessário primeiramente perceber-se interdisciplinar para desencadear um movimento ao fazer interdisciplinar.

Para chegarmos a uma prática efetivamente interdisciplinar é fundamental que aconteça a reflexão e a prática coletiva, envolvendo preferencialmente todos os segmentos escolares nesse processo.

Outro aspecto a ser considerado é a importância do conhecimento histórico, da evolução do conhecimento, através do estudo dos pensadores, historiadores, enfim os que pensaram e procuraram por em prática, o que construíram. Estudar esses
conhecimentos é fundamental para podermos empreender uma prática interdisciplinar.

Acredito que a relação entre a Pedagogia por Projetos e a interdisciplinaridade é muito forte. Penso que essa relação é interessante e que é construtiva, cumulativa. Seria o ideal, para chegarmos a construir uma Pedagogia por Projetos na perspectiva da Interdisciplinaridade, onde todos sairiam ganhando. O Educador sentindo-se mais realizado com a participação, envolvimento dos Educandos. Os Educandos aprendendo mais em relação à situação de mero receptor de informações. Na verdade é a efetivação, a concretização do "dogma" do Aprender a Aprender.

Uma das vantagens é que a aprendizagem passa a ser significativa, em razão da exigência da continua pesquisa, seja ela da parte do educando, bem como do educador. Todos ganham. Ganha a sociedade, com a efetiva Construção do Conhecimento.


Bibliografia:

1* - JAPIASSÚ, H.. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

2* - FAZENDA, I.C.A. “Interdisciplinaridade e Filosofia”. Revista de Ciências Sociais. Universidade Federal da Paraíba, 1981.


Onesio Primo Longhi

Um comentário:

  1. oi amigo, obrigada pela visita, volte sempre pois será sempre bem vindo, se o desejar pegue o meu award e traga para o seu cantinho.Um bom final de semana.

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição para a evolução de nossa blog de Leitura Alimento Para a Alma.